Casa do Choro celebra 10 anos com concerto gratuito em Senador Canedo

Casa do Choro celebra 10 anos com concerto gratuito em Senador Canedo

Patrocinada pela Transpetro, turnê da Orquestra Portátil passa por três cidades goianas entre 26 e 28 de agosto

A Casa do Choro, principal centro de ensino e difusão do gênero no Brasil, completa 10 anos em 2025 e comemora a data com uma turnê da Orquestra Portátil em Goiás. Em Senador Canedo, o concerto acontece no dia 27 de agosto, às 15h30, no Auditório do Paço Municipal, com realização da Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo (Secult).

O roteiro inclui ainda Bela Vista de Goiás (26/08) e Bonfinópolis (28/08), sempre em espaços públicos parceiros e com acesso gratuito.O projeto é patrocinado pela Transpetro, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Ministério da Cultura, e também celebra os 25 anos da Escola Portátil de Música (EPM) e os 20 anos da Orquestra Portátil.

Concertos didáticos – As apresentações têm caráter formativo. Além da execução de obras de grandes nomes da música brasileira, os músicos explicam ao público a história do choro, suas características e os instrumentos utilizados. A proposta é aproximar estudantes e comunidades do gênero que surgiu no Rio de Janeiro no século XIX e ganhou força em todo o país, inclusive em Goiás.

Em cada cidade, 19 músicos — professores, alunos e ex-alunos da EPM — participam do concerto.

Orquestra Portátil – Fundada em 2005 como prática de conjunto da EPM, a Orquestra Portátil tornou-se um dos principais grupos de choro do Brasil. O repertório é conduzido pelo maestro e bandolinista Pedro Aragão, professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

A formação reúne nomes como Paulo Aragão (violonista e arranjador), Jayme Vignoli (cavaquinista) e os irmãos Everson e Aquiles Moraes, que começaram a carreira na EPM e hoje atuam com artistas como Ney Matogrosso. A coordenação é da cavaquinista Luciana Rabello, fundadora da Casa do Choro.

Goiás e a Casa do Choro – A relação da instituição com Goiás é reforçada pela presença de artistas do estado em seus cursos. Um exemplo é a cantora e compositora Débora Di Sá, de Pirenópolis, que estuda piano e acordeon na Casa do Choro.

“ Estudar na Casa do Choro tem sido uma renovação para o meu trabalho. Os professores são referências, mas também há espaço para desenvolver composições próprias. Essa abertura fortalece a cena em Goiás e cria um diálogo entre o choro carioca e a música feita aqui ”, afirma.

Programação em Goiás

  • 26 de agosto (terça-feira), 15h30 – Bela Vista de Goiás – Auditório da Câmara Municipal
  • 27 de agosto (quarta-feira), 15h30 – Senador Canedo – Auditório do Paço Municipal
  • 28 de agosto (quinta-feira), 15h30 – Bonfinópolis – Auditório Municipal José Cândido de Amorim