Goiás e outros Estados terão atos de direita e esquerda no 7 de Setembro em meio a julgamento de Bolsonaro

Goiás e outros Estados terão atos de direita e esquerda no 7 de Setembro em meio a julgamento de Bolsonaro
Atos pelo Brasil transformam 7 de setembro em disputa entre direita e esquerda (Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil)

De acordo com os organizadores, estão previstos ao menos 66 atos, distribuídos entre manhã e tarde, em capitais e grandes cidades brasileiras

O 7 de Setembro deste ano será marcado não apenas pelo tradicional desfile cívico-militar em Brasília, que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas também por manifestações políticas em todo o país. A data celebra o 203º aniversário da Independência do Brasil e ocorre em meio a um ambiente de forte polarização, intensificado pela primeira semana do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.
Conforme os organizadores, estão previstos ao menos 66 atos, distribuídos entre manhã e tarde, em capitais e grandes cidades brasileiras. Algumas mobilizações ocorrerão de forma simultânea, a poucos quilômetros de distância umas das outras, aumentando a expectativa por tensionamentos.

Os protestos de direita são articulados pelo movimento Reaja Brasil, liderado pelo pastor Silas Malafaia e apoiado pelo Partido Liberal (PL). A estratégia é ocupar locais de grande visibilidade, como a Avenida Paulista (SP), Copacabana (RJ) e o Farol da Barra (BA).

Já os movimentos de esquerda, organizados por entidades como Povo Independente, Povo Soberano e o tradicional Grito dos Excluídos, contam com o apoio do PT e buscam reforçar pautas sociais em espaços de relevância histórica, como a Praça da Sé (SP), o Parque da Redenção (RS) e o Campo Grande (BA).
Goiás e Brasília como pontos de atenção
Em Goiânia, a manhã deste domingo (7) será dividida entre apoiadores de Bolsonaro, concentrados na Praça do Sol, no Setor Oeste, e militantes de esquerda, que realizam o Grito dos Excluídos em carreata a partir da Praça do Trabalhador, separadas por cerca de 5 km.

Brasília concentra a situação mais sensível. Além do desfile oficial de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, as manifestações de direita e esquerda ocorrerão em horários idênticos, a partir das 10h, e a uma distância de apenas 1,5 km. O ato convocado pelo Reaja Brasil será realizado no Estacionamento Ibero-Americano, em frente à Torre de TV, enquanto os grupos de esquerda se concentram na Praça Zumbi dos Palmares, em frente ao Conic.

Fonte: Mais Goiás