O som do mar dentro da concha é real? A explicação científica por trás desse fenômeno curioso

O som do mar dentro da concha é real? A explicação científica por trás desse fenômeno curioso
Foto: Reprodução/ tricurioso

Se você já foi à praia, com certeza já fez ou viu alguém fazer: aproximar a concha do ouvido e ouvir um som semelhante ao das ondas do mar. Esse fenômeno, embora pareça ficção, tem uma explicação.
Se não é do mar, então, o que realmente ouvimos? Bem, o som que sai da concha vêm da ressonância acústica de ruído ambiente. Sua estrutura curva e oca captura o som ambiente, como o ar em movimento, ruídos internos do corpo e até sangue circulando nas veias próximas ao ouvido.
Esses sons são refletidos e amplificados dentro da concha, de modo que criam um ruído semelhante ao das ondas quebrando na praia.
Pode ser qualquer concha?
Sim, e não só nelas. O som não vem da concha em si, mas da forma como ele molda o som ambiente. Objetos como copos, canecas ou as mãos em concha, também, produzem um efeito semelhante.
A diferença está na forma e no tamanho da cavidade, que influenciam quais frequências serão mais amplificadas.
Mesmo no silêncio absoluto, ouvimos o próprio corpo: coração batendo, ar circulando pelas vias respiratórias, ruídos musculares e vasculares.” – afirmou Orfield
Por que parece o som do mar?
O som do mar é uma forma de ruído branco (um tipo de som contínuo e constante, que mistura muitas frequências). A concha, ao amplificar ruídos aleatórios do ambiente, recria um padrão semelhante ao ruído das ondas, o que engana o cérebro, que interpreta aquilo como “som do mar”.
Portanto, da próxima vez que você colocar uma concha no ouvido para escutar o mar, lembre-se que o barulho é o resultado da física do som e da nossa sensibilidade auditiva.
Enfim, um fenômeno comum, mas que revela como a nossa percepção pode ser enganada por fenômenos acústicos naturais e ainda assim, nos fascinar com sua simplicidade.

Fonte: Fatos Desconhecidos